Grupo de História das Populações

Investigadores Projecto Espaços Urbanos

III Encontro CITCEM

O CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (FLUP/UM) organiza, em colaboração com a Dólmen – Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL. e o CEAU – Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, um encontro pluridisciplinar intitulado «PAISAGEM - materialidade e imaterialidade» que decorrerá nos dias 21 a 24 de Novembro de 2013 na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e na Fundação Eça de Queiroz (Baião). Neste encontro se inserem as «Jornadas nas Paisagens Milenares do Douro Verde».

IX Congresso da Associação de Demografia Histórica

Realizou-se na Universidade dos Açores, em Ponta Delgada, de 16 a 19 de Junho de 2010, o IX Congresso da Associação de Demografia Histórica (ADEH), dando corpo ao principal objectivo desta associação: promover o estudo e o conhecimento das populações do presente e do passado numa perspectiva interdisciplinar. A organização esteve a cargo da ADEH e do Centro de Estudos Sociais da Universidade dos Açores.

O congresso teve início no dia 16 de Junho, com uma sessão plenária intitulada “Demografia das Ilhas”, em que foram apresentados os últimos estudos sobre espaços insulares: Açores, Baleares, Madeira e Canárias. Nos dias seguintes o congresso estruturou-se em trinta sessões paralelas, possibilitando a apresentação e debate dos temas que estão presentemente a ser investigados. O número de sessões paralelas e de comunicações apresentadas são um sintoma da vitalidade da ADEH e deste campo interdisciplinar de investigação. Não sendo possível neste espaço expor em detalhe os múltiplos contributos apresentados neste encontro, destacaríamos algumas das temáticas que foram abordadas: Paleodemografia em Espanha e Portugal; novos métodos e fontes em Demografia Histórica; estudos de mobilidade e migrações, mortalidade, fecundidade e nupcialidade; população e condições de vida; assistência social; políticas de população; etc.

Destacamos ainda a conferência proferida por Michel Oris, da Universidade de Genève, no dia 18 de Junho, intitulada “Démographie historique et sociale: Les arbres et les forêts”. Michel Oris apresentou uma genealogia teórica dos dois grandes campos de investigação representados neste congresso: a Demografia histórica e a História da família. Constatou ainda a dificuldade que as linhas de investigação actuais têm em produzir grandes sínteses ou sistemas explicativos da realidade que estudam (é tal o volume de informação, “as árvores”, que dificilmente são conseguidas explicações sistemáticas e globais, impedindo uma visão da “ floresta”).

O congresso foi considerado um êxito por organizadores e por participantes, não só pela qualidade da organização, mas, fundamentalmente, pelo número, diverisdade e qualidade das comunicações apresentadas, que brevemente poderão ser consultadas na página Web da ADEH (www.adeh.org).

Após a sessão de encerramento foi votada, em Assembleia Geral de sócios da ADEH, a realização do próximo congresso em 2013, na cidade de Albacete.

Antero Ferreira - Membro do Conselho Directivo da ADEH e Investigador do CITCEM/Grupo de História das Populações